IF Goiano

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) é uma autarquia federal com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. Especializado na educação profissional e tecnológica, possui cursos de nível básico, profissional e superior.

A instituição possui 12 campi distribuídos pelo estado de Goiás: Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí. A reitoria do IF Goiano fica localizada em Goiânia.

Além de ensino e pesquisa, a instituição realiza trabalhos de extensão, ou seja, voltados à comunidade externa, a fim de promover o diálogo entre o conhecimento produzido no ambiente acadêmico e os conhecimentos e demandas da população. A Agrotecnoeste é um dos projetos de extensão do IF Goiano.

O Campus Iporá, que organiza a feira, foi inaugurado em 2010. Sua construção começou em 2008, quando a unidade foi criada, vinculada ao então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde. Naquele mesmo ano, o governo federal reestruturou a rede federal de educação profissional e tecnológica, criando os Institutos Federais. Pela nova organização, o IF Goiano reuniu a Escola Agrotécnica de Ceres, o Cefet de Urutaí e sua unidade de Morrinhos, e o Cefet de Rio Verde e sua recém-criada unidade de Iporá.

A escolha de Iporá para implantação de uma unidade da rede federal de educação foi, principalmente, resultado da intensa mobilização da população do município. Por isso, desde sua implantação, o campus busca responder às demandas por formação profissional e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos para oferecer suporte aos arranjos produtivos não só de Iporá, mas de toda região oeste de Goiás, que ainda possui baixos indicadores de desenvolvimento econômico e social, quando comparados ao restante do estado.

Acesse:
Site do IF Goiano
Página do Campus Iporá